Clube do clique




quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Onde vender meus trabalhos?

Existem vários meios de vender seus trabalhos. O meio mais primário é vender para as pessoas que você conhece. Mostre o que você faz para seus amigos, parentes, vizinhos. Dessa maneira, mesmo que eles não se interessem, podem conhecer alguém que tenha interesse. Esse tipo de propaganda boca a boca é muito eficiente e em pouco tempo pode trazer vários clientes até você.
Um outro meio de venda dos seus produtos é para lojas do setor. Procure no seu bairro lojas de comércio de artesanato, armarinhos ou lojas que tenham a ver com o seu produto. Assim você pode conseguir bons clientes para comprar seus produtos. Mas fique atento, pois se você irá vender seu produto para um lojista, o preço deve ser menor, já que ele ainda irá aplicar sua margem de lucro sobre esse preço que você passar. O ganho maior na venda para lojistas está na quantidade, não no valor do seu lucro.
O meio que considero mais importante e que não tem limite de crescimento é a internet. Vou dedicar um pouco mais a esse meio devido à sua importância. Existem vários sites nos quais você pode vender seus produtos. Vou listá-los dizendo seus prós e contras.
Mercado Livre – Para quem não conhece o Mercado Livre é um site de leilão, no qual as pessoas entram para comprar e vender produtos em geral. É um site muito conhecido e com um número de visitas muito grande no qual você pode ter muito lucro. Mas preste atenção, pois você tem que pagar uma comissão da venda a eles assim que a venda é concretizada. Leve isso em consideração na hora de planejar o preço.
Que Barato – É um site de classificados no qual você pode cadastrar seus produtos como classificados. As pessoas não têm a opção de comprar o produto pela internet, serve apenas para anunciar o produto e deixar seu telefone de contato ou endereço de site.
Elo7 – Site dedicado exclusivamente para venda de produtos feitos à mão, semelhante ao Americano Etsy. No Brasil é o mais conhecido nesse setor e vem crescendo muito tanto em número de compradores quanto em vendedores. É uma excelente opção para você vender, principalmente devido ao baixissimo custo.
Meu Atelier – Semelhante ao Elo7, só que de menor porte.
Existem outros sites no estilo dos sites apresentados acima, entretanto esses são os principais. Para ver mais detalhes sobre vendas na internet, leia o nosso artigo sobre como vender artesanato pela internet e ganhar dinheiro.