Clube do clique




DICAS IMPORTANTES


Artesanato

Artesanato é o próprio trabalho manual ou produção de um artesão (de artesão + ato). Mas com a mecanização da indústria o artesão é identificado como aquele que produz objetos pertencentes à chamada cultura popular.
O artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto. Em algumas situações o artesão tinha junto a si um ajudante ou aprendiz.

História


Os primeiros objetos feitos pelo homem eram artesanais. Isso pode ser identificado no período neolítico (6.000 a.C.) quando o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica como utensílio para armazenar e cozer alimentos, e descobriu a técnica de tecelagemdas fibras animais e vegetais. O mesmo pode ser percebido no Brasil no mesmo período. Pesquisas permitiram identificar uma indústria lítica e fabricação de cerâmica por etnias de tradição nordestina que viveram no sudeste do Piauí em 6.000 a.C.

Historicamente, o artesão, responde por todo o processo de transformação da matéria-prima em produto acabado. Mas antes da fase de transformação o artesão é responsável pela seleção da matéria-prima a ser utilizada e pela concepção, ou projeto do produto a ser executado.
A partir do século XIX, o artesanato ficou concentrado então em espaços conhecidos como oficinas, onde um pequeno grupo deaprendizes viviam com o mestre-artesão, detentor de todo o conhecimento técnico. Este oferecia, em troca de mão-de-obra barata e fiel, conhecimento, vestimentas e comida. Criaram-se as Corporações de Ofício, organizações que os mestres de cada cidade ou região formavam a fim de defender seus interesses.


O gerador de gráficos de ponto cruz permite a você gerar seus próprios gráficos facilmente. Ele gera gráficos de ponto cruz inclusive a partir de fotos.
Lembre-se: quanto mais pontos e mais cores, maior a qualidade e maior a dificuldade pra bordar.
Para salvar o gráfico em seu computador, clique com o botão direito e selecione "salvar como...".

Coloque um link para o gerador de gráficos para ponto cruz no seu site


http://www.colecaopontocruz.com.br/gerador-graficos-para-ponto-cruz/




Você quer aprender a fazer ponto cruz? Não é tão difícil e você pode fazer trabalhinhos incríveis com essa técnica. Veja o passo a passo.

Materiais:
  • Linha para bordar ponto cruz (eu gosto das meadinhas da anchor que não desbotam)
  • Agulha sem ponta
  • Etamine (ou toalhinhas que já vem com aquelas barrinhas para bordar)
  • Tesoura



É fácil bordar em ponto cruz...É só seguir os diagramas!Para ter um bordado perfeito, você deve ter cuidado para que o ponto superior fique sempre na mesma direção!



Fig 1 - Introduza a agulha do avesso para o direito no furo (1), deixando 1 cm de linha no lado do avesso. Introduza novamente em (2).
Fig 2 - Puxe a agulha novamente para o direito, passando a linha por cima do fio deixado no avesso e prendendo-o. Continue seguindo o diagrama até ter obter o número de pontos desejados.



Fig 3 - Complete a cruzadinha introduzindo a agulha no furo (3) e continue até completar todos os pontos da carreira.
Fig 4 - Comece a segunda carreira, puxando a agulha do avesso para o direito no furo (4) e continue até completar o primeiro estágio da nova carreira.

Fig 5 - Complete as cruzadinhas.
Fig 6 - Ao fazer o último ponto, pelo avesso do tecido, passe a agulha por baixo de 2 ou 3 fios de linha para arrematar.



GANHANDO DINHEIRO COM ARTESANATO

O artesanato é o modo de produção em que o produtor (artesão) toma conta de todo o processo produtivo, sem a necessidade de grande maquinário e quantidade de pessoas. Consegue com técnicas simples transformar matérias-primas naturais ou produtos já industrializados em obras primas altamente vendáveis. Ou seja: reciclando, extraindo da natureza ou até mesmo usando a criatividade, há sempre formas de criar algo bacana e que possa nos dar um válido retorno financeiro.
Apesar de estarmos em uma era totalmente industrial, o artesanato vem ganhado espaço no mercado pelas suas características peculiares, a sustentabilidade e a originalidade dos produtos.
Um grande barato do artesanato como escolha profissional é a realização do sonho de ter o próprio negócio, e a possibilidade de trabalhar em casa. Ao contrário do que muitos imaginam, dá para ter uma boa fonte de renda com produtos artesanais, além de ter um qualidade de vida notável.


Ponto Cruz  é um tipo de bordado bem tradicional e muito fácil de fazer, inclusive é comum ver mães ou avós ensinando suas filhas ou netas. Além de poder fazer lindas peças, este tipo de bordado serve também como uma verdadeira terapia. E não é incomum hoje em dia ver homens “praticando” esta arte.




Muitas pessoas fazem peça por encomenda e ganham um bom dinheiro fazendo este trabalho. Outras fazem só por prazer, e presenteiam seus amigos e parentes com lindos bordados.É possível fazer qualquer desenho utilizando o ponto cruz: letras, flores, frutas, animais, pássaros, personagens de desenhos animados, etc....
Por ser uma arte popular, é possível encontrar toalhas de banho, panos de pratos, e vários tipos de tecidos próprios para o bordado ponto cruz  e qualquer tipo de material necessário para confecção.
Material básico necessário:
• Tecido étamine
• Uma agulha de bordado
• Linha meada Anchor (cores e quantidade de acordo com o desenho)
• Desenho gráfico, que pode ser baixado na internet, retirado de revistas especializadas ou criado pela(o) artesã(o)
• Tesoura
Um dos segredos para fazer ponto cruz bem feito é o arremate, pois não pode ter nó, emendas, pedaços de linha aparecendo, pois o acabamento tem que ficar perfeito, pois os dois lados são aparentes, então o avesso perfeito é tão importante.

A interpretação dos gráficos (desenhos) são super fáceis, pois cada quadrado é uma cruz, então é só seguir as sugestões das cores.